Reflexão acerca do Big Brother Brasil 20 e conjuntura política atual

Desconheço a autoria da imagem
Faz um tempo que não posto um texto aqui, mas preciso discorrer umas palavrinhas sobre o Big Brother, eu não sou daqueles que despreza o reality por se achar intelectual demais, se você faz isso, pare, aliás pelo contrário, eu confesso que sempre achei interessante, e assisti muitas edições até aqui, mas essa em particular tem despertado interesse de muita gente, nesse momento onde existe muita "militância" dentro da internet, todo mundo quer estar de um lado, inclusive "um desses militantes" é o nosso presidente, que em vez de governar o país, sendo responsável com a posição que exerce, ele está lá no twitter querendo lacrar entre os seus pra ser chamado de mito. Por que estou falando disso? Essa semana a discussão alcançou seu auge, com bastante discussões entre #ForaPrior e #ForaManu, inclusive um dos Bolsonaro se posicionou também, o que não é novidade não é? Quando olhamos para o pai. 

O interessante é que nesse BBB, são levantadas diversas bandeiras e lutas, diversas questões importantíssimas, e sim, elas são levadas como base para tirar ou não alguém da casa, o que me assusta nesse momento é o engajamento das pessoas, ao votar e se posicionar a respeito desses debates, não estou dizendo que é ruim, mas estamos diante de uma conjuntura complexa, todos sendo forçados a estar em casa, em quarentena, (é claro que ainda tem alguns negando isso mas ok), mas não vejo o mesmo engajamento quando falamos de questões políticas, e estou falando de ações concretas, de criar trabalho de base, de trabalho coletivo, de conscientização coletiva. Quando se trata de big brother ok, se alguém der um "close errado", falar uma frase racista, machista, a gente tira da casa, a gente cancela. Mas como fazemos isso no dia a dia? Como lidamos com os discursos racistas, machistas, misóginos, homofóbicos ao nosso redor? Temos o mesmo engajamento? A mesma vontade de se posicionar? 

GENTE, BBB É RELEVANTE SIM, REVELA NOSSAS CONTRADIÇÕES, AS MUITAS FACES DO NOSSO PAÍS, as "fadas sensatas" brancas e ricas, os machos escrotos, que são os mesmos que encontramos por aí, temos DUAS pessoas negras na casa, que são excluídas grande parte das vezes, sendo tratadas como arrogantes, monstras; outro retrato, um retrato da nossa sociedade machista, elitista, misógina. A questão é, pra que não entremos mais nessa conjuntura de despolitização, de negação da ciência, precisamos amadurecer esses debates, fazer trabalho de base, estar juntos no dia a dia, pensar juntos essas questões não pra "eliminar, cancelar" e sim construir uma sociedade melhor. NOVAS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO, VAMOS PENSAR JUNTOS COMO ESSA CASA CHAMADA BRASIL DEVE FUNCIONAR, afinal, o poder está nas nossas mãos também, mas não estamos simplesmente assistindo, estamos jogando também. 

Bom, era essa a reflexão que queria deixar.

Postar um comentário

0 Comentários